A mudança no setor público envolve uma série de desafios, como a escassez de ferramentas adequadas e a falta de alinhamento entre os colaboradores. O desenvolvimento de uma cultura organizacional guiada pela inovação e transformações digitais ainda é um entrave para muitos gestores.
Apesar disso, é possível mudar essa realidade e este setor pode, sim, ser referência em processos ágeis, baseados em tecnologia. Desenvolver lideranças e elaborar um bom planejamento são ações primordiais que devem ser aplicadas no fomento à inovação. Continue a leitura e conheça mais 5 maneiras para acelerar a transformação digital na esfera pública!
Como impulsionar a mudança no setor público
Uma pesquisa de 2022 realizada pela consultoria empresarial McKinsey & Company revelou que 78% dos esforços de mudança empreendidos pelos gestores do setor público não trazem os resultados esperados.
Entre os motivos que levam ao insucesso nas mudanças corporativas estão a falta de uma liderança comprometida, a ausência de prioridades claras e a resistência dos colaboradores às transformações.
Uma forma de driblar esses problemas seria, conforme a pesquisa da McKinsey, aliar engajamento + ferramentas para dar aquele primeiro impulso de mudança. Depois, ter consistências nas novas práticas adotadas para, então, expandir uma cultura organizacional que retroalimente a motivação dos colaboradores dia após dia.
Principais desafios da mudança no setor público brasileiro
Ainda de acordo com o mesmo levantamento, os desafios da mudança na cultura organizacional são ainda maiores no setor público. Enquanto na esfera pública as alterações propostas pelos gestores apresentaram uma taxa de efetividade de 22%, no setor privado tal índice foi de 30%.
De qualquer forma, estamos falando de uma efetividade pouco significativa em termos de resultados estratégicos. E isso tem muito a ver não só com a resistência dos colaboradores às mudanças mas, sobretudo, com a postura dos líderes que vêm “deixando a desejar” quando se trata de estimular o engajamento das equipes.
Além desses fatores, outros desafios estão relacionados aos problemas fiscais, desconfiança pública e fadiga da força de trabalho – elementos evidenciados na pesquisa da McKinsey.
Soma-se a isso o fato de que muitos gestores apontaram dificuldades para lidar com o turnover alto nas empresas. Das lideranças entrevistadas pela McKinsey, 94% disseram que estavam enfrentando pelo menos um destes problemas: escassez de mão de obra, incompatibilidade de competências e indisponibilidade de horários, no caso dos trabalhos de natureza híbrida.
5 maneiras de como realizar o gerenciamento das mudanças
O próprio relatório da McKinsey & Company apontou alguns caminhos possíveis para impulsionar a mudança no setor público a partir dos pilares engajamento + ferramentas. Vamos a eles.
1. Lideranças comprometidas
Toda mudança organizacional parte de uma liderança comprometida. Os líderes precisam estar abertos ao diálogo para compreenderem as demandas dos colaboradores e, assim, propor uma relação mais empática e horizontal. Não à toa, temas como saúde mental e qualidade de vida no trabalho vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo.
2. Propósitos e prioridades claros
Não basta implementar uma cultura de liderança horizontal se os propósitos e prioridades da empresa não estiverem bem definidos. Somente assim é possível validar o fit entre as partes e promover o engajamento na prática. Portanto, esses dois aspectos precisam estar bem claros.
3. Comunicação convincente
Comunicação clara, objetiva e convincente. Isso é fundamental para que todos os departamentos de uma empresa pública se mantenham alinhados e orientados pelas mesmas metas. Mas lembre-se: o que é comunicado em teoria, precisa se refletir na prática diária.
4. Capacidade de mudança
É preciso planejar a viabilidade das propostas antes de colocá-las em prática no setor público. Definir prioridades, testar novos caminhos, saber quais são as ferramentas disponíveis são aspectos essenciais para orientar o percurso e garantir que as transformações realmente saiam do papel.
5. Cadência e coordenação nas entregas
Cadência, consistência e continuidade são palavras importantíssimas para implementar uma nova cultura organizacional. Os resultados não vêm “da noite para o dia”, por isso, é mais importante ser resiliente no percurso do que desistir rapidamente de uma ideia promissora porque não funcionou de imediato.
Saiba como a Softplan transforma o setor público
As demandas das instituições públicas costumam ser numerosas, ao mesmo tempo em que a disponibilidade de mão de obra geralmente é reduzida. Nesse contexto, as ferramentas digitais são grandes facilitadoras da mudança neste setor.
Contar com um bom suporte tecnológico permite alinhar mais facilmente a força de trabalho à nova cultura organizacional. Fornecedores especializados também são essenciais nesse percurso, pois disponibilizam os recursos sob medida para as necessidades de cada instituição.
A Softplan se destaca nesse cenário por já ter desenvolvido uma série de soluções inovadoras para empresas que operam no setor público e que buscavam se inserir efetivamente no contexto da transformação digital. Confira as principais:
SAJ – Soluções de Automação da Justiça
SAJ é uma plataforma especialista para gestão completa de demandas judiciais e extrajudiciais, otimiza tarefas diárias e agiliza procedimentos. Tudo isso a partir de tecnologias modernas, como computação em nuvem, inteligência artificial, user experience e mobilidade para Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos, Procuradorias de Justiça estaduais e municipais e Defensorias Públicas.
Gestão de processos administrativos digitais
Conjunto de soluções digitais de automação e gestão de processos destinadas ao setor público, focadas em aumentar a eficiência, agilidade e transparência na administração pública.
Tais soluções permitem eliminar o uso excessivo de papel, otimizando a tramitação de processos e facilitando o trabalho dos gestores públicos através da virtualização e automação de rotinas.
Entre suas funcionalidades, destacam-se a criação de formulários personalizados, gestão integrada de processos digitais e físicos, suporte ao teletrabalho, acesso remoto seguro a documentos e ferramentas de gestão arquivística.
Adicionalmente, oferece um portal de serviços para o cidadão, dashboards intuitivos para gerenciamento de trabalho e uma gestão processual completa, promovendo uma administração mais eficiente e cidadã.
Infraestrutura
Conjunto de soluções integradas para a gestão de infraestrutura rodoviária e obras públicas, unificando módulos e sistemas para centralizar informações. Suas funcionalidades incluem acesso móvel para trabalho de campo, mapas georreferenciados para visualização detalhada de projetos, um portal para solicitações de serviços.
Além disso, conta com ferramentas avançadas para a gestão de contratos, orçamentos, desapropriações, e medições. Essas soluções também oferecem recursos para a gestão eficiente de projetos com financiamento externo, facilitando a gestão estratégica e a tomada de decisão.