A evolução da sociedade e da tecnologia
A evolução da sociedade e da tecnologia
No nosso segundo episódio da Together in Tech, conversamos a respeito do desenvolvimento da sociedade junto da tecnologia, desde os primórdios até os dias atuais. Para isso, convidamos a antropóloga Andressa Soilo para dialogar e trocar ideias com o host Guilherme Brasil. O bate-papo foi muito interessante e abordaremos alguns tópicos discutidos aqui nesse artigo.
Os últimos 10 anos da sociedade
Ao analisar a linha de tempo da humanidade podemos perceber que muitas coisas mudaram ao longo dos últimos 10 anos. Naquela época, não havia aplicativos para se locomover, para pedir comida ou para requisitar serviços em geral. Hoje em dia, qualquer item que alguém possa necessitar é possível ser encontrado na internet.
Durante o bate-papo, Andressa aponta a questão de que a tecnologia surgiu antes do digital. Quando pensamos nela, muitas vezes ligamos a concepção de que é apenas um ”mundo” de smartphones, impressoras 3D, robótica, inteligência artificial, drones e naves espaciais. No entanto, isso são itens sofisticados que estão ganhando espaço no mercado no momento. Como vivemos em um contexto marcado pelo digital, tendemos a acreditar que a tecnologia está ligada unicamente a isso.
O digital certamente impacta a vida das pessoas, visto que é algo que está muito presente no cotidiano. O instagram é um exemplo de rede social que representa o efeito que a tecnologia insere hoje em dia. Muitas pessoas vêm se sentindo cada vez mais inseguras por conta das pressões estéticas da sociedade no meio digital. Além disso, as fake news também são outro exemplo de como o digital se enquadra em nossas vidas. Essas mentiras que se propagam rapidamente geram desinformação e até mesmo causaram diversas mortes durante a pandemia do COVID-19. Ou seja, pode-se perceber de forma clara que atualmente a tecnologia tem quase o mesmo conceito de digital e que nos impacta profundamente.
Questão geracional
Estamos vivendo em um período onde as mudanças tecnológicas estão se transformando em uma velocidade rápida. Por isso, certas gerações acabam se perdendo ao acompanhar as alterações tecnológicas. O exemplo citado para demonstrar essa situação é o aparecimento do Tik Tok. Uma nova rede social que ganhou um grande espaço e de forma acelerada nesse mundo. Pessoas de uma geração mais velha, como é o caso da Andressa, nem sequer chegam a baixar e saber utilizar essa rede.
Atualmente, as crianças já crescem sabendo utilizar smartphones e outros aparelhos. Às vezes, até mesmo, aprendem de maneira autodidata. Algo totalmente distinto de gerações passadas, que muitas vezes possuem dificuldade em usar certas tecnologias.
”No momento, a gente vive uma pluralidade de entendimentos do modo de como nós incorporamos a tecnologia na atualidade.” – Andressa expõe sua opinião.
Os impactos da tecnologia
Na conversa, Andressa diz que não há um consenso se a tecnologia digital de hoje em dia é positiva ou negativa. A tecnologia por si só não faz mal a ninguém, mas sim como os indivíduos a utilizam. Isso porque, ela é ambivalente. Ou seja, ela pode trazer tanto impactos bons como ruins para a sociedade.
Caso as pessoas desejam utilizar a tecnologia para algo positivo, ela possui um grande potencial de gerar benefícios em suas vidas. Entretanto, também há diversos aspectos negativos que afetam principalmente o emocional dos indivíduos. Ao manusear a tecnologia de forma prejudicial, problemas psicológicos como ansiedade, depressão e crises de pânico podem começar a surgir na vida dessas pessoas. Esses tipos de transtornos mentais são mais comuns na sociedade do século XXI e são causados pelo mau uso do digital. Dessa forma, é preciso estar atento ao modo como você utiliza a tecnologia diariamente. Ela está te trazendo benefícios?
Gostou dessas reflexões? Ouça o bate-papo completo. Nele falamos de outras questões relacionadas com a sociedade e a tecnologia.