O impacto do M&A na sociedade e a comunicação durante a fusão como chave para o sucesso
No episódio de hoje falaremos sobre M&A (do inglês Mergers and Acquisitions, ou em português, “Fusões e Aquisições”) e como isso gera um impacto na vida das empresas. Para isso, convidamos dois profissionais da área para debaterem a respeito desse tema. Guilherme Tossulino, Diretor de M&A da Softplan e Pierre Schurmann, Founder e CEO da nuvini.
Confira um pouco mais sobre esse bate-papo a seguir!
Trajetória dos convidados
Pierre já está no mundo de startups e tecnologia desde 1996. Ele já foi fundador e investidor de diversas empresas ao longo da sua carreira. Em 2019, Pierre fundou a nuvini, uma empresa focada em M&A.
A nuvini é uma empresa de Saas B2B (Software as a Service for Business to Business) que atua em três verticais estratégicas por meio de empresas que são líderes de seus segmentos. O seu propósito é transformar a história de pequenas e médias empresas através de tecnologias mais acessíveis na nuvem.
Guilherme trabalha na Softplan há quase seis anos. Desde então, ele já atuou em várias frentes relacionadas a investimentos e aquisições. Há aproximadamente um ano, Guilherme está a frente na diretoria de M&A.
Comunicação como uma etapa essencial no M&A
Na maior parte dos casos, é difícil deixar todos os indivíduos envolvidos cientes de tudo o que está acontecendo em um processo de fusão de empresas.
A maioria das empresas que a nuvini adquire são empresas menores. Por isso, durante o processo de M&A Pierre deixa claro que nas interações ele sempre pede para as pessoas tirarem todas as suas dúvidas. É uma grande mudança, logo é preciso salientar todas as confusões e não entendimentos. Mostrar o que vai mudar e o que vai permanecer como antes é extremamente importante.
O processo de comunicação é a chave para gerar resultados positivos. Caso uma pessoa envolvida no projeto não entenda muito bem algo, uma parte da estratégia vai apresentar algum erro no resultado. Dessa forma, esclarecer dúvidas é fundamental.
O impacto da fusão de empresas no ecossistema de Softwares
É certo que quando ocorre a junção de forças entre empresas, isso gera um grande impacto para o ecossistema de Softwares brasileiro, uma vez que cada uma possui sua essência, independente dela ser pequena, média ou grande.
Atualmente há mais de 600 pessoas que fazem parte da nuvini. Como Pierre menciona, é uma comunidade que causa efeitos. Quando uma empresa adquire a outra, uma situação que ocorre que é parecida com as práticas do Valley, é o compartilhamento dos aprendizados e os diferentes conhecimentos sobre uma determinada área.
No momento em que você une duas ou três empresas, você possui um conjunto de possibilidades de ideias novas, pois cada uma delas já tinha a sua ”receita de bolo” que estava funcionando.
Compartilhar cada ideia entre todas é a melhor opção para estabelecer como que a fusão vai acontecer. Além disso, isso permite a disseminação de novas informações que um indivíduo de uma empresa, por exemplo, não teve acesso anteriormente para saber mais sobre.
Desafios do M&A
Um aspecto essencial a ser analisado para que a empresa se mantenha na linha é tentar entender do ponto de vista cultural como as pessoas estão conectadas ao negócio. Existem muitos choques culturais durante o M&A pelo simples fato dos indivíduos terem culturas distintas.
Durante a conversa, Pierre aponta que as culturas podem ser diferentes, mas é fundamental que os valores sejam próximos, pois a longo prazo as empresas participantes do M&A não conseguem construir algo juntos.
Gostou dessas reflexões? Ouça o bate-papo completo. Nele falamos de outras questões relacionadas com esse projeto social ligado a tecnologia.