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Plataforma SaaS: o que você ainda não sabe sobre ela!

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Você certamente concorda que o cloud computing está se tornando vital para as empresas. Neste contexto, uma enorme parcela de sua popularização no mercado se deve às plataformas SaaS, conhecidas como Software as a Service ou Software como Serviço.

Para você ter ideia, 80% das organizações planejam ter todos os seus sistemas em SaaS até 2025, sendo que 38% já rodam suas aplicações quase que totalmente no modelo. Os dados são do DevSquad.

Considerando que este segmento deve atingir US$143,7 bilhões ainda em 2022, segundo a Gartner, é fundamental que todo profissional de tecnologia fique atento às suas particularidades, desafios e tendências. É isso que abordaremos neste artigo. Acompanhe!

O que você ainda precisa saber sobre a plataforma SaaS?

Graças à rápida e crescente expansão do cloud computing, atualmente é mais prático, barato e rápido para os desenvolvedores SaaS implementarem suas aplicações do que seria no desenvolvimento tradicional de software, feito localmente.

Como você já sabe, todas as tecnologias em nuvem são executadas via sistemas subjacentes. Entretanto, as plataformas SaaS dizem respeito especificamente aos aplicativos de negócios que operam via cloud.

Atualmente, praticamente todas as ferramentas essenciais para as empresas são disponibilizadas por provedores de softwares SaaS. Tanto que essas aplicações podem ser encontradas em diferentes formatos, escopos e direcionamentos.

Apesar dessa variabilidade, os sistemas SaaS quase sempre podem ser englobados em três categorias específicas. Descubra como cada uma delas se delimita e quais são os seus propósitos de mercado:

SaaS colaborativo

No caso das plataformas SaaS colaborativas, a finalidade é favorecer a atuação conjunta de times de profissionais, seja no mesmo ambiente corporativo ou de maneira remota.

Portanto, sempre que você se deparar com um sistema em nuvem voltado à troca de mensagens, compartilhamento de arquivos e documentos, videoconferências, integrações de processos, entre outros semelhantes, isso é considerado um SaaS de colaboração.

Mais uma vez, os exemplos são amplos. Eles incluem aplicativos de vídeo-chamadas como o Zoom, soluções web de gerenciamento de projetos como o Trello e assim por diante.

Technical SaaS

Por fim, os sistemas SaaS da categoria Technical são aqueles direcionados à realização, ao aprimoramento e à gestão de processos técnicos.

Os exemplos são de softwares web que demandam aptidões técnicas para serem utilizados. Isso envolve aplicações como o Google Analytics, usado por profissionais de marketing, pacote Adobe online, usado por designers, Sienge, para gestores do segmento da construção, etc.

Características principais do SaaS

A maior vantagem das plataformas SaaS certamente é a possibilidade de rodar tudo via web. Ou seja, os usuários não precisam instalar os sistemas localmente e executá-los em seus dispositivos, o que barateia os investimentos iniciais com hardware.

Somado a isso, os provedores são responsáveis por todas as demandas de desempenho, disponibilidade e segurança das aplicações. Mais que praticidade, isso também gera economia com questões como licenciamento e suporte.

Muito além desses benefícios, os projetos e produtos SaaS têm mais características interessantes, que justificam sua atual popularidade. São elas:

Arquitetura Multi Tenant

A distribuição das plataformas SaaS se baseia em uma arquitetura Multi Tenant direcionada a todos os clientes. Isso significa que os usuários têm o mesmo código fonte e recebem automaticamente novas funcionalidades sempre que elas são adicionadas.

Fácil personalização

Mesmo com a arquitetura Multi Tenant, a grande maioria dos sistemas SaaS são personalizáveis. A intenção é atender melhor às demandas de cada usuário, sendo que nenhuma personalização afeta a infraestrutura.

Fácil acesso

Muito além do acesso a qualquer hora, de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo conectado à nuvem, o SaaS ainda oferece o mesmo grau de funcionalidade dos softwares tradicionais, mas com custos muito menores.

SaaS aproveita a Web do consumidor

A facilidade que mencionamos acima também passa pelo fato de que as organizações podem acessar as aplicações e começar a utilizá-las imediatamente. Isso porque o acesso é direto pela web do cliente, sendo que o sistema já está prontamente instalado e configurado.

Desafios do SaaS

Indo além das questões de código, dos benefícios e das possibilidades das plataformas SaaS, é importante ressaltar que elas também possuem certos desafios. Como em qualquer tecnologia, há pontos relevantes de cautela para os profissionais, o que inclui:

Questões além do controle do cliente

Mesmo que os aplicativos possam ser personalizados, isso só é possível até certo ponto. As funcionalidades e recursos são limitados à arquitetura do sistema. Às vezes, essas

ferramentas podem não atender completamente às necessidades específicas de cada empresa.

Aumento do lifetime value

Os clientes não compram o Software as a Service SaaS uma única vez. As assinaturas precisam ser renovadas para que os recursos continuem disponíveis. Portanto, os fornecedores devem manter os usuários engajados e interessados no valor das funcionalidades.

Redução da taxa de churn

O aumento do tempo médio que os usuários investem no produto está diretamente relacionado à diminuição da taxa de churn. Inovações surgem a todo momento na internet e, caso você não as acompanhe, o cliente pode não continuar comprando seu SaaS todos os meses ou anos.

Aumento do ticket médio

A escalabilidade é inerente às plataformas SaaS. Ou seja, os consumidores podem acessar mais ou menos funções de acordo com sua demanda. Nesse sentido, mais que aumentar o LFV e reduzir o churn, é preciso elevar o ticket médio com mais extensões úteis e atraentes.

Tendências do mercado SaaS para o futuro

Agora que você já conhece todas as características e oportunidades oferecidas pelas plataformas SaaS, é hora de voltar seus olhares para o futuro (que já está bem próximo). Afinal, este é um mercado que evolui rapidamente e que está repleto de novas soluções.

Para se destacar perante os consumidores e manter relevância diante de tantas inovações, é fundamental ficar atento às tendências do segmento. Entre aquelas que já estão ditando os novos rumos da área, destacam-se:

Modelos de pagamentos baseados em transações

Como você pôde ver anteriormente, as plataformas SaaS geralmente são pagas em modelos de assinatura. Ou seja, o desafio é manter os pagamentos mensais e anuais dos clientes pelo maior tempo possível.

Como o surgimento de novos sistemas e recursos é crescente, cada vez mais empresas da área procuram destacar-se ao oferecer flexibilidade para os consumidores. Isso significa que os formatos de assinatura estão sendo trocados pelo pay-per-use.

Dessa maneira, os usuários devem pagar de acordo com sua demanda. A contrapartida é pelo tempo específico de uso e pelo nível de recursos utilizados. Inclusive, condicionar pagamentos maiores a ferramentas mais robustas aumenta as possibilidades de melhores precificações.

Whatsapp e SaaS

Ao contrário dos Estados Unidos e dos países da Europa, o Brasil tem entre seus principais meios de comunicação o WhatsApp. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Valor Investe, 80% da população usa o aplicativo para se comunicar com as marcas.

Atentas a essa realidade específica do mercado nacional, cada vez mais organizações reconhecem a necessidade de se adaptar a essa preferência dos brasileiros, adequando os seus canais e abordagens.

Nesse sentido, as plataformas SaaS já têm um volume crescente de funcionalidades integradas ao aplicativo. Isso inclui ferramentas de atendimento, vendas, prospecção, help desk, entre outras semelhantes.

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque sabe que todos esses conhecimentos sobre as plataformas SaaS irão somar à sua carreira.

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