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Metodologias, métodos & processos de design!

6 minutos

Diariamente, nos deparamos com alguma atividade composta por etapas. Muitas vezes, não as enxergamos dessa forma por fazerem parte de nossa rotina. Mas pare para pensar por um momento no ato de lavar louças. Isso mesmo, lavar louças!

Eu, particularmente, possuo uma ordem muito específica para escolher os itens que lavarei, ensaboarei, enxaguarei e colocarei em um secador para escorrer a água. A minha maneira de executar essa tarefa doméstica é muito diferente, por exemplo, de quem possui um lava louças. 

Já conheci uma pessoa que fazia uma pré-lavagem dos pratos antes mesmo de colocá-los na máquina. Observe como esse é um exemplo simples, de uma rotina banal, onde encontramos processos diferentes para executar uma mesma ação. 

Com essa simples metáfora, quero te fazer refletir sobre como podemos alcançar um objetivo por meio de diferentes processos. Nesse conteúdo, vamos falar sobre processos de design, suas etapas e particularidades. 

Lavar a louça, uma rotina banal onde encontramos processos diferentes para executar uma mesma atividade.

Conceito de processos de design

Processos, a meu ver, são estratégias para esvaziar a mente e se organizar. São passos que seguimos para programar etapas e ferramentas, a fim de deixar o ambiente ao nosso redor preparado para resolver um problema ou executar uma atividade.

Organizar os nossos passos gera clareza sobre o que precisamos fazer. 

Processos de Design claros levam a caminhos simples e tranquilos na resolução de questões. Já métodos e técnicas adequados guiam o designer na descoberta da melhor maneira de resolver problemas e, no nosso caso, no desenvolvimento e melhoria de um produto.

O processo deve ser um guia para enxergar o caminho onde o design pode seguir.

Métodos de design

Métodos de design são garantias da efetividade do processo e da entrega da qualidade do design. Ignorando a separação das áreas de atuação do design, seja ele industrial, de produtos ou gráfico, ao olharmos para o processo sempre vamos nos deparar com o “básico que funciona”. 

Assim, “podemos fazer uma divisão de etapas formadas por informações, observações e reflexões que decorrem de uma investigação” (GERHARDT e SILVEIRA, 2009, p. 76). Dessa forma, podemos transformar esse conhecimento em um “relato escrito daquilo que o investigador ouve, vê, experiencia e pensa no decurso de um estudo qualitativo” (BOGDAN e BIKLEN, 1991, p. 150).

Etapas dos métodos 

O primeiro passo vem alinhado com um entendimento muito similar aos conceitos das técnicas de briefings comuns na área do marketing. É quando realizamos um alinhamento e olhamos para técnicas de levantamento de dados, o popular Discovery no mundo dos produtos.

Caminhamos para a etapa das descobertas onde buscamos, através de pesquisas, questões importantes em relação ao produto. Dessa maneira, colocamos na balança dados relevantes que entram em contrapeso com todas as hipóteses construídas de forma interna.

Logo depois, vem a etapa de análise e ideação. Essa fase é uma das mais desafiadoras, porque precisamos racionalizar tudo aquilo que foi descoberto nas informações levantadas. A partir disso, para resolver o problema levantado, idealizamos os caminhos que seguiremos.

A etapa de design ou de desenho das ideias, consiste no desenvolvimento visual que materializa as ideias, com o intuito de torná-las tangíveis e testáveis. O famoso protótipo.

No teste, validamos a descoberta junto com as personas construídas ao redor do problema inicial. Aqui, observamos opiniões, comportamentos e compreensão da solução que construímos.

Finalmente, chegamos ao acompanhamento de tudo aquilo que foi validado e lançado para enxergarmos o engajamento do que foi produzido. Essa etapa poderia ser muito bem observada como final. No entanto, ela alimenta uma geração de insights para os próximos ciclos da solução desenvolvida.

Em resumo, o processo de design é:

  • Entender;
  • Pesquisar;
  • Fazer o design;
  • Analisar;
  • Acompanhar. 

No decorrer do seu percurso em design você vai se deparar com diversos modelos de processos que englobam essas mesmas etapas. O que importa, no final, é que essa jornada deve ser simples, direta e estruturada.

Adapte-se a metodologia de design

Um processo de design claro e completo pode orientar de maneira ordenada, otimizando e simplificando o resultado.

O processo determina as etapas do design, enquanto esse requer métodos específicos e estratégias de apoio e orientação. 

Os métodos determinam as medidas e o efeitos do design e devem ser adaptados e alterados de acordo com os procedimentos específicos. Dessa forma, os problemas são resolvidos de forma eficiente e criativa.

Nesse ponto, é essencial lembrar de que o UX — User experience, ou seja, o estudo da experiência do usuário, não é um processo direto e pré-determinado. Ele necessita de constantes adaptações. 

No processo de encontrar o produto e design ideal, é necessário avançar e retroceder até encontrar o ajuste adequado. Por isso, devemos nos adaptar em relação aos problemas que estamos tentando resolver em conjunto com outras áreas e equipes.

Padrões dos processos de design

Os padrões que compõem métodos do design são uma parte importante da metodologia. É um conceito muito mais amplo que um processo. 

Metodologias compreendem um conjunto de princípios e de diretrizes das melhores práticas da aplicação de métodos e processos relacionados a uma disciplina.

Metodologia de design é área de conhecimento estudada por designers para pesquisar e ensaiar o caminho pelo qual será possível obter um resultado em um projeto;  Por meio dela, será possível prever, de antemão, um conjunto de procedimentos, regras e técnicas para chegar a uma meta prevista.

Um método é uma maneira isolada de fazer as coisas. Ele está relacionado às etapas do projeto, enquanto a metodologia é um conjunto de métodos.

Metodologia é toda a execução do projeto. É uma ciência que se ocupa do estudo de métodos, técnicas ou ferramentas, suas aplicações e definições.  Assim, eles são compostas por instrumentos de ordenação, organização e suporte lógico ao desenvolvimento, e na organização de resolução de problemas teóricos e práticos.

A metodologia abraça o processo, servindo o designer com métodos e ferramentas.

O diálogo entre metodologia e design proporcionou a este último se tornar ensinável, aprendível e comunicável. Isso porque teoria e metodologia do design se desenvolvem com base em hipóteses e suposições que têm como intuito aperfeiçoar métodos, regras e critérios.

Conclusão

Conhecer a teoria base pode nos dar o poder de aplicá-la e não ser apenas um integrante passivo nos projetos. 

Todo designer precisa ter noção da profundidade desse conhecimento e da aplicabilidade disso no dia a dia. 

A base nos faz compreender nossas ações diárias para que, mesmo na falha, o suporte da metodologia nos dê uma forma de recuperação através de algum processo.

É nossa responsabilidade como designers ir além do operacional. Assim, nossa ação dentro das empresas ocorre de forma ativa e não apenas de forma replicadora, sem entender os porquês existentes em nossos processos.

Bonsiepe et al. (1984, p. 34) destaca que a metodologia projetual não deve ser confundida com um livro de receitas de bolo, pois receitas de bolo levam, com certeza, a um determinado resultado, e técnicas projetuais só têm certa “probabilidade de sucesso”.

Saiba usar cada peça de equipamento para entregar trabalhos de alto nível valorizando o que você faz, mesmo que seja lavar a louça.

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Até a próxima!

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