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Como promover a aprendizagem acelerada dentro de uma organização?

6 minutos

Vivemos um momento de transformações significativas na sociedade, sejam elas relacionadas à evolução humana ou causadas pela recente pandemia de Covid-19. O cenário de mudança exige esforço de adaptação e visão estratégica apurada. Nesse contexto, a capacidade de aprendizagem acelerada é muito útil, especialmente no mercado de trabalho. 

Por outro lado, a aprendizagem acelerada tem tudo a ver com a flexibilidade cognitiva. Essa, por sua vez, liga-se à capacidade contínua de aprendizagem da pessoa, o que permite a adequação a diferentes cenários. 

Em contextos relacionados à evolução tecnológica, requisita-se ainda mais a flexibilidade cognitiva. Isso porque, a velocidade de transformação de conceitos, técnicas de aprendizagem, ferramentas e procedimentos digitais é ainda maior do que em contextos antes analógicos.

Sendo uma empresa de tecnologia, as mudanças do negócio e a evolução do conhecimento técnico são variáveis recorrentes na Softplan. Além disso, geram impacto em toda a estrutura, de processos a produtos fornecidos.

A promoção da aprendizagem acelerada também liga-se à visão da liderança. Ela demanda que gestores compreendam a importância do aprendizado contínuo para a sustentabilidade do seu negócio.

No conteúdo de hoje vamos contar uma das nossas experiências neste processo de aceleração da aprendizagem. Fique com a gente! 

Quais os desafios da aprendizagem acelerada?

O desenvolvimento do SAJ (Sistema de Automação da Justiça), exige, não apenas conhecimento em tecnologia, mas também em relação aos processos das instituições clientes e legislações vigentes.

Por isso, é necessário para o seu desenvolvimento, a criação, manutenção e disseminação de conhecimentos muito especializados.

Além das particularidades do negócio da Softplan, temos ainda o avanço da tecnologia em diferentes segmentos da economia, impactando diretamente na demanda por mão de obra qualificada em TECH.

Por isso, iniciamos em 2019 o projeto “Academia de Base”, um dos exemplos de ação com foco na aprendizagem acelerada em um contexto corporativo. 

Criamos um modelo de programa de estágio, em que a própria capacitação se revelou também um processo seletivo natural, levando para a efetivação somente os profissionais de fato aptos ao atendimento aos clientes e já adaptados à cultura da unidade. 

Já realizamos 4 edições, com mais de 900 inscritos e mais de 60 pessoas capacitadas neste modelo!

Como realizamos o projeto “Academia de Base”? 

O projeto “Academia de Base” foi desenhado para resolver os desafios relacionados à disseminação de conhecimento especializado no time de Suporte da Unidade de Justiça, focando na inteligência necessária ao atendimento aos clientes da Softplan.

As principais características foram: 

Programação de fases de capacitação

Na programação das fases de capacitação organizamos como se dariam os repasses de conhecimentos sobre:

  • Tecnologia (produto SAJ e configurações); 
  • Regra de negócio (processos do judiciário);
  • Processos e ferramentas de trabalho;

Essa etapa foi feita em ondas incrementais de aprendizagem e com realização de atividades práticas (“hands on” na etapa de acompanhamento em campo).

Conteúdos adaptáveis 

Conteúdo com possibilidades de adaptação para atender às demandas específicas de conhecimento dos times da operação de atendimento. Nesse sentido, permitindo uma certa flexibilidade na modelagem de cada turma.

Processo seletivo com base em perfil comportamental 

O processo seletivo para participação no projeto foi realizado baseado em perfil comportamental. Ou seja, nossos critérios foram além da seleção por curso de graduação correlacionado ao negócio da Justiça.

Instrutores Capacitados e materiais de apoio relacionados

Para realizar o projeto, buscamos alocar colaboradores com conhecimento especializado avançado e com ampla experiência no atendimento aos clientes como instrutores.

Além disso, realizamos a disponibilização de materiais, bases de dados, bases de conhecimento, documentações de produto e práticas totalmente correlacionados à realidade do trabalho do suporte.

Proximidade com a rotina de trabalho

Elaboramos um período de “sombra” para os participantes do projeto. Ou seja, nesse momento, os estagiários realizaram o acompanhamento da rotina real de trabalho, definindo mentores para orientação no dia a dia.

Acompanhamento contínuo 

Promovemos o acompanhamento constante da evolução do aprendizado dos estagiários, incluindo avaliações teóricas, práticas, banca técnica, feedbacks constantes e pesquisa junto aos mentores.

Além disso, mapeamos a evolução do conhecimento técnico através de auto avaliação e levantamento de dados de produtividade de cada estagiário no período pós-efetivação.

Criação da Marca do projeto

Criamos uma marca para o projeto, promovendo o senso de pertencimento dos estagiários a uma iniciativa inovadora de desenvolvimento de carreira, e de alta qualidade como ação educadora.

O que aprendemos com o projeto?

A aplicação desse projeto resultou em muitas lições. Percebemos que, apesar de não haver uma única fórmula de aprendizagem acelerada, algumas estratégias e ações podem potencializar esse processo. 

As principais inferências sobre a relação entre os resultados gerados pela “Academia de Base” e a aplicação de práticas de Gestão do Conhecimento, referenciadas neste estudo, são:

  • Criação de um modelo de replicação do conhecimento especializado para novos colaboradores totalmente escalável quanto à estratégia de seleção, planejamento, execução e monitoramento. Isso confirma a importância de um programa de capacitação incremental e conectado com os conhecimentos requisitados pela operação do negócio;
  • Aplicação do modelo de aprendizagem centrado na prática (experimentação dos processos e dos sistemas). Isso  otimiza o aprendizado para adultos (reforçando a assertividade da escolha de metodologias fundamentadas na andragogia);
  • Valor estratégico da atuação do time da Gestão do Conhecimento para desenho da metodologia, planejamento, logística e execução do programa, implementando práticas da governança multinível recomendada no modelo de Universidade Corporativa em Rede;
  • Aceleração da aprendizagem em função da disponibilização de especialistas de diferentes áreas da vertical de Justiça como instrutores para realização dos tópicos de treinamento previstos no programa, reforçando a importância da aprendizagem organizacional centrada na prática do trabalho cotidiano;
  • Impacto financeiro positivo, justificando o investimento financeiro para contratação de estagiários em modelo de capacitação para melhor assertividade na contratação em modelo CLT, demonstrando que as boas práticas de Gestão do Conhecimento podem ser traduzidas em retorno quantitativo para a organização (custos gerais reduzidos e indicadores de produtividade aumentados).

Nossa experiência reforçando os processos de Gestão do Conhecimento evidenciam os impactos positivos gerados por uma estratégia sólida de investimento em ações focadas no capital intelectual. Em síntese: para a obtenção de melhores resultados, investir em pessoas é crucial !

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