Benefícios dos testes funcionais automatizados
As coisas mudam rapidamente na indústria de TI. Novas tecnologias e versões surgem quase que diariamente e para acompanhar essa revolução tecnológica sem perder a excelência dos produtos entregues, as empresas estão realizando grandes investimentos em testes de software.
A ampla variedade de aparelhos, redes e plataformas acarretam um árduo trabalho humano nas empresas de tecnologia, que visam melhorar a experiência dos usuários através de testes de software.
Estes testes são manuais e repetitivos, e infelizmente podem ficar comprometidos devido a prazos curtos e dias exaustivos. Isso pode ser uma das causas do início da indústria de testes automatizados.
É nítido que cada dia mais as empresas estão buscando qualidade nos produtos /software, e podemos viabilizar mais agilidade por meio do uso de scripts automatizados. E mais do que nunca, hoje em dia temos um leque de opções de ferramentas de automação de teste, que nos auxiliam a produzir códigos cada vez mais robustos e eficientes.
O termo automação é amplo e carrega sentidos diferentes, algumas pessoas pensam que estamos falando de teste unitário, outros o veem como um script de teste funcional de regressão e ainda há o conceito de teste de desempenho, estresse e segurança. No entanto, temos que entender que todos realmente são scripts, mas a diferença está no objetivo do teste a ser executado.
O objetivo principal do teste automatizado é reduzir ao máximo o esforço de teste manual, com um conjunto mínimo de scripts, gerando mais credibilidade, otimizando a mão de obra humana, dando rapidez nas execuções e liberando a equipe para dar mais foco em assuntos estratégicos no projeto.
Os testes funcionais automatizados, por sua vez funcionam como um robô que simula a ação humana, abrindo o navegador, ou aplicativos móveis, realizando interações e inserindo valores nos campos, clicando em botões nas telas e comparando com os resultados esperados.
Os principais benefícios dos testes automatizados são:
- Os testes automatizados levam menos tempo para serem executados do que os testes manuais: Os testes manuais podem ser lentos, principalmente quando há inúmeros deploys. Os testadores devem ler o procedimento, entender os cenários e executar uma ação manual, como digitar um comando ou pressionar um botão e ainda, registrar os resultados. Todos esses procedimentos podem ser substituídos por testes automatizados, permitindo que os testes sejam concluídos em um intervalo de tempo ideal.
- Os testes automatizados são menos sujeitos a erros do que os testes manuais: Cansaço, estresse, pressões do dia a dia e trabalho repetitivo podem levar a erros humanos. O teste, quando automatizado elimina essa possibilidade trazendo credibilidade as verificações de resultados esperados, pois o robô segue os passos definidos e não pula execuções.
- Os testes automatizados podem ser executados sem qualquer interação do usuário: Outra vantagem dos testes automatizados é a possibilidade de programar o disparo automático da execução dos scripts, sem a necessidade de uma ação humana. Permitindo por exemplo um teste diário do conjunto “x” de cenários, e até mesmo testar o comportamento do sistema em horários e dias alternativos, como sábado e domingo.
- Os testes automatizados podem ser executados em paralelo: Enquanto um testador humano só pode fazer uma coisa por vez, os robôs de automação podem simular vários testes ao mesmo tempo. Com testes automatizados bem arquitetados podemos verificar diferentes funcionalidades, em diferentes navegadores e sistemas operacionais, todos executados em paralelo e de maneira isolada.
- Os testes automatizados podem criar relatórios de teste bem elaborados: Os testes automatizados podem fazer mais do que o próprio teste. Eles também podem automatizar coisas que são normalmente feitos manualmente após a conclusão do teste. Neste caso, a criação de um relatório de teste automatizado que indica tudo que passou, falhou ou não foi executado. Além disso, o teste automatizado pode gerar evidências como prints e vídeos em tempo real de execução.
Dos benefícios mostrados acima, considero dois como os mais importantes: a eficiência e a precisão.
A eficiência dos scripts de testes automatizados são a chave mestre para agregar valor ao processo de teste manual. Ajudam a ganhar vantagem sob prazos curtos, pouca documentação e constantes interações.
Já a precisão, podemos considerar como a joia do processo automatizado, pois a padronização dos códigos proporciona resultados precisos e ajuda bastante para manter a qualidade do software.
Por isso devemos analisar juntamente com a equipe e saber as funcionalidades que devemos investir em automação, para garantirmos entregas mais rápidas e eficientes de qualidade aos clientes finais.