Dia da Internet Segura: 7 dicas de como você pode contribuir
Atualmente, internet está presente em tudo o que fazemos. A cada ano que passa nos tornamos mais conectados e dependentes dela. Sim! Vivemos conectados na maior parte do tempo, seja através de computadores e smartphones ou de IoT, relógios smart, etc. Com isso, uma infinidade de conexões é feita e o seu mau uso pode acarretar diversos problemas aos usuários. Apesar das muitas facilidades que a Internet traz, não podemos esquecer que cada um de nós deve fazer uso responsável dela. Por isso, há anos vem sendo comemorado o Dia da Internet Segura.
O Dia da Internet Segura (Safer Internet Day) esse ano será celebrado mundialmente no dia 11 de fevereiro de 2020. Durante anos, essa data vem sendo propagada e tem se tornado um evento marcante para segurança online. Com início em 2004, através do projeto SafeBorders da União Europeia e adotado pela rede Insafe, o Dia da Internet Segura tem atraído diversos países em torno do mundo. Atualmente, esse evento é comemorado em aproximadamente 150 países.
O objetivo é envolver e unir os diversos atores do ecossistema, público ou privado, pessoa física ou jurídica, para promoção de atividades de conscientização, orientação e autocuidado em torno do uso seguro, ético e responsável da internet.
A importância da discussão sobre o tema é enorme e cada vez mais necessária. É incontável a quantidade de atividades que a internet facilita e permite. Porém, a partir do momento em que começamos a realizar tarefas online, há uma grande quantidade de dados que compartilhamos e riscos que corremos. Por isso é muito importante tomar alguns cuidados ao utilizar a internet.
Dicas
Para aproveitar somente o que há de melhor da internet separamos sete dicas para você:
1. Não abra e-mail suspeito;
Sempre que receber um e-mail, confira o endereço do remetente. Pessoas mal-intencionadas utilizam de títulos chamativos, que aparentam ser de instituições financeiras ou órgão públicos como polícia federal e receita federal. Além disso, veja se o e-mail contem anexos com a extensão .exe. Caso positivo, pode ser que o arquivo contenha vírus ou spyware.
2. Mantenha seus equipamentos com programas de segurança;
Deixar o computador sem um antivírus é extremamente arriscado e deixa suas informações vulneráveis à invasores e hackers. Por isso é importante você sempre manter o antivírus ativo e com rotina de verificação.
3. Instale apenas softwares confiáveis;
Você costuma deixar estranhos em sua residência? Não! Devemos fazer o mesmo raciocínio quando estamos falando de nossos computadores e smartphone. Costumamos proteger o computador e celular com senha para que outras pessoas não vejam nossos arquivos e conversas, mas muitas vezes instalamos softwares desconhecidos, e dessa forma acabamos
dando acesso às nossas informações para softwares que não conhecemos e que podem ter intenções maliciosas.
4. Mantenha somente softwares originais;
Instalar software pirata, além de ser um crime, pode lhe trazer diversos transtornos e dor de cabeça. Normalmente, um software pirata não possui os protocolos de segurança e as garantias que o original possui. Deste modo, manter uma licença ilegal expõe suas informações a riscos.
5. Crie senhas fortes e seguras;
Parece besteira falar desse tema, mas sim, existem muitas pessoas que possuem senhas frágeis de fácil descoberta. Então é recomendável que você crie senhas fortes, de preferência com mais de oito caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
6. Supervisione o acesso de seus filhos na internet;
O uso de internet por crianças tem várias funções, auxiliando os pais na educação e no entretenimento dos filhos. Porém, mesmo conhecidos como “geração digital” é necessária a supervisão dos pais para uso seguro. Algumas ferramentas, como o SafeSearch do Google, ajudam os responsáveis a garantir a proteção e privacidade dos filhos.
7. Evite compartilhar boatos;
A facilidade de as pessoas criarem conteúdo na internet somado com a quantidade de conteúdo que estamos expostos diariamente criam um cenário propicio para propagação de FakeNews (notícias falsas). Por isso, é importante tomar cuidado ao receber ou compartilhar uma notícia para que você não compartilhe um boato.
Viu como é fácil contribuir para uma internet segura? Agora que você já conhece as melhores formas de fazer um bom uso deste recurso, compartilhe as dicas com seus amigos para ajudar a disseminar a comemoração do Dia da Internet Segura.