Sala de Imprensa

Softplan contrata Eduardo Smith como CEO para acelerar estratégia de crescimento e consolidar governança
Sala de Imprensa Maio 21, 2021

Softplan contrata Eduardo Smith como CEO para acelerar estratégia de crescimento e consolidar governança

Anunciamos neste 21 de maio Eduardo Smith como nosso CEO. A chegada do executivo integra nossa estratégia de crescimento e tem como objetivo consolidar a governança corporativa da companhia. Nos últimos meses, iniciamos o plano de sucessão dos nossos cofundadores: Ilson Stabile, Moacir Marafon e Carlos Augusto de Matos, que ocupavam as diretorias executivas das três unidades de negócios da empresa – Justiça, Gestão Pública e Indústria da Construção. Agora, eles passam a integrar exclusivamente o conselho de administração do negócio.  Smith, que nos últimos quatro anos já colabora conosco na posição de conselheiro independente, foi convidado pelos fundadores para esta posição por ter ampla vivência no mercado de tecnologia e de comunicação. É investidor e membro do conselho de startups e empresas de tecnologia, como OpenCo – fusão da Geru e Rebel – e Biz Capital e tem  experiência como executivo sênior no Grupo RBS. Neste último, Smith pôde lidar com grandes desafios em uma indústria em transformação, liderou diversos negócios e participou do processo de profissionalização da gestão e amadurecimento da governança. Nossa estratégia de crescimento acelerado é uma das ambições de Smith ao assumir a posição. Nossa ideia é dobrar de tamanho nos próximos cinco anos por meio de crescimento orgânico, dentro dos  segmentos de atuação, além de apostar em aquisições estratégicas. Desde o início do ano, já anunciamos dois investimentos: em janeiro, Checklist Fácil, desenvolvedora de software para criação e aplicação de checklists, e em maio, CV-Construtor de Vendas, principal CRM especializado no mercado imobiliário do Brasil e que irá potencializar o Sienge Plataforma, nosso principal produto para o segmento da construção. “Temos muito potencial para crescimento nas nossas áreas de atuação organicamente. O setor de construção civil vive um ótimo momento e as soluções para Justiça e Gestão Pública apoiam o aumento de produtividade tão crítico para todas as esferas dos órgãos públicos. Além do crescimento orgânico, temos base de clientes, conhecimento setorial, competências técnicas e capacidade de investimento para crescer com aquisições”, comenta Smith. Nos próximos três anos, queremos ampliar o portfólio de negócios, com investimento de mais de R$200 milhões. Investimento em governança e contratação de executivos A criação da posição de CEO, inédita em 30 anos, integra o plano de investimento na camada executiva da empresa. Em abril, anunciamos a chegada da diretora de Gente e Cultura, Waleska Cunha, ex-executiva de RH da Linx. Em janeiro, criamos uma diretoria de M&A, que tem à frente Guilherme Tossulino. Antes, em 2019, já havia ingressado o CFO Adriano Passenko, ex-Bematech e Deloitte. Nos últimos anos já vínhamos nos preparando para reforçar os mecanismos de governança corporativa, com criação de políticas, estruturação de um conselho consultivo, área de compliance e auditoria externa Big Four. Seguindo o direcionamento dos três sócios-fundadores, um dos objetivos de Smith como CEO é o de reforçar esta estrutura e estabelecer a sua rotina de funcionamento. Saiba mais sobre a chegada e Eduardo Smith nesta matéria exclusiva veiculada no Valor Econômico.

Em mais um movimento de M&A, Softplan investe no Construtor de Vendas, CRM que passa a integrar o Sienge Plataforma
Sala de Imprensa Maio 14, 2021

Em mais um movimento de M&A, Softplan investe no Construtor de Vendas, CRM que passa a integrar o Sienge Plataforma

Começamos este ano com um olhar estratégico voltado para a área de M&A. Após a criação de uma diretoria exclusiva para gerir nossas fusões e aquisições e com perspectiva de investir R$ 200 milhões em três anos, anunciamos hoje nossa segunda aquisição em 2021, o Construtor de Vendas – CV.  O movimento representa a união de dois expoentes do mercado da construção. De um lado, o CV, principal CRM especializado no mercado imobiliário do Brasil. Do outro, o Sienge, nossa solução líder no país em gestão na área de construção.  O tamanho e a importância do investimento ficam evidentes a partir da análise dos dados de crescimento de Sienge e CV. Em 2020, o crescimento do Sienge foi de 13% chegando a 3,6 mil clientes. No mesmo período, o Construtor de Vendas cresceu 131%, chegando a mais de 340 clientes. Em 2021, o CV trabalha para dobrar o resultado de 2020.  Além da atuação no setor da construção civil, Sienge e CV têm seus negócios baseados em tecnologia, com receita recorrente e digitalizam processos de gestão de empresas da incorporação e construção. Ou seja, o que não falta é sinergia entre as marcas! A associação foi, portanto, um passo natural em um relacionamento que iniciou em 2019 com a integração entre as soluções e faz parte da estratégia de ampliação do espectro de atuação da plataforma, com construção de soluções para jornadas de negócios completas. https://www.youtube.com/embed/nS5R89OyGyE?feature=oembed Dentre os trunfos do Construtor de Vendas, está a possibilidade de fazer a gestão de leads, vendas e pós-vendas das incorporadoras. Com isso, o CRM proporciona visibilidade e controle a todos os players envolvidos no processo: incorporadoras, imobiliárias, corretores, correspondentes e clientes.  As características do CV são muito aderentes à estratégia do Sienge Plataforma. Não é à toa que 94% dos clientes CV compartilham características com a base Sienge. “A associação reforça a estratégia do Sienge de ser cada vez mais uma one stop shop para as empresas de construção e incorporação”, explica Fabrício Schveitzer, Diretor de Estratégia e Mercado do Sienge.  O CV, por sua vez, também visa a transformação do mercado da construção civil. “Nós colocamos a cultura de trabalhar de forma digital em uma área que hoje ainda é muito ‘offline’”, explica Toninho Garcez, COO do Construtor de Vendas. “O desafio é escalar e manter o mesmo nível de atendimento e, desta forma, ajudar o setor a evoluir”, complementa.  Assim, com esse tipo de integração, o Sienge Plataforma se posiciona cada vez mais como espinha dorsal tecnológica de seus clientes. Ou seja, um hub – que atualmente já conta com mais de 30 softwares integrados – por meio do qual os clientes podem escolher as soluções tecnológicas mais adequadas a seus modelos de negócio.  Um dos principais ativos da associação é o conhecimento de mercado desenvolvido pelo CV. “Como o propósito é agregar expertises, um dos grandes ativos é continuar tendo os sócios-fundadores à frente da operação”, pontua Schveitzer.  Outra sinergia compartilhada entre as empresas é o foco na construção de um ecossistema de valor em torno das soluções oferecidas. “Nossa estratégia continua sendo a de promover o crescimento e a integração do mercado imobiliário. Tanto é que, além do Sienge Plataforma, o CRM integra com outros ERPs do mercado, como Totvs, SAP, Informakon, UAU, Mega, dentre outros”, explica Fábio Garcez, CEO do CV.  Além disso, o time de Produto e Tecnologia do Construtor de Vendas foi estruturado para entregar cada vez mais valor ao Cliente. “Temos feito investimentos agressivos em arquitetura e servidores para atender à crescente demanda dos nossos clientes e as expectativas comerciais da empresa.” diz o CTO do CV, Gabriel Manzano.  Em suma, uma estratégia de negócios altamente escalável e que ataca o cerne de uma demanda histórica de mercado, a digitalização e inovação em processos de gestão no segmento da construção. Saiba mais sobre esta operação também em nota exclusiva que saiu na IstoÉ Dinheiro.

Softplan cria área de M&A para ampliar investimentos e anuncia aquisição da scale-up Checklist Fácil
Sala de Imprensa Janeiro 13, 2021

Softplan cria área de M&A para ampliar investimentos e anuncia aquisição da scale-up Checklist Fácil

A Softplan, uma das principais desenvolvedoras de software do Brasil, começa o ano de 2021 com uma nova área de M&A para gerir fusões e aquisições da companhia. A aposta da empresa busca fortalecer as atuais unidades de negócios e ampliar o portfólio com aquisições estratégicas em  mercados complementares. Com a perspectiva de investir R$ 200 milhões em três anos, a empresa inicia a nova etapa com a aquisição da primeira scale-up: a Checklist Fácil, desenvolvedora de software para criação e aplicação de checklists, a qual é líder de mercado na América Latina.  Com a aquisição majoritária das cotas da Checklist Fácil, a Softplan passa a ter o controle acionário da scale-up, que está avaliada em R$ 46 milhões. Novos aportes estão previstos pela companhia nos próximos anos, com a evolução do negócio, que seguirá com atuação independente nos seus segmentos e com os cofundadores como executivos e acionistas.  O investimento na scale-up irá ampliar a atuação da Softplan no mercado privado, atuando em novas verticais de negócios com uma solução transversal. Outra aposta é na sinergia com produtos atuais das verticais de negócios da Softplan, garantindo projeção de crescimento pelos próximos anos. Com esta aquisição, a Softplan ultrapassa a marca de 6.000 clientes.  “Desde a nossa fundação, sempre promovemos a transformação digital, a digitalização e a desmaterialização dos processos e fluxos de trabalho. A solução desenvolvida pela Checklist Fácil busca promover a eficiência operacional e está completamente alinhada com o propósito da Softplan”, comenta Guilherme Tossulino, executivo que passa a responder pela recém-criada diretoria de M&A da Softplan. Para a Checklist Fácil, a sinergia da missão e dos valores com a Softplan foi o diferencial  para a negociação. “Apesar de muitos fundos de investimento atrelarem a sua tese de smart money, encontrei na Softplan uma estrutura sólida, conhecimento e experiência de mercado que vai agregar para o negócio da Checklist Fácil como um todo. Esse alinhamento focado na transformação digital real em todos os segmentos é a missão das duas empresas e vai continuar sendo o nosso norte daqui pra frente”, afirma Rafael Zambelli, CEO da Checklist Fácil.  O software da Checklist Fácil está presente em 14 países, em 10 segmentos de mercados diferentes e já aplicou mais de 10 milhões de checklists. Entre os grandes clientes estão nomes como Toyota, Unilever, Natura, C&A, AMBEV, Cacau Show, Pizza Hut, Renault, Centauro, Posto Ipiranga  e Smart Fit. Todos os clientes da scale-up permanecerão sendo atendidos pela Checklist Fácil. Os sócios Rafael Zambelli, Diretor Executivo, Rafael Abreu, Diretor de Tecnologia e Maurício Fragoso, Diretor de Novos Negócios seguem à frente da empresa. Além disso, passa a assumir cargo estratégico na scale-up: Diego Marafon, que atuará como Diretor de Operações. Histórico e perspectivas  Com quase 2 mil funcionários em todo o território nacional e na Colômbia, a empresa é reconhecida como uma das 50 Campeãs de Inovação do Sul do país, elaborado pelo Grupo Amanhã e a consultoria IXL Center for Innovation, Excellence and Leadership, de Cambridge, EUA. Também é uma das “TOP 100 Open Corps” de 2020, ranking que reconhece as grandes empresas mais engajadas em inovação aberta do país, e faz parte do top 3 na categoria Corporate do Startup Awards 2020, realizado pela ABStartups. Também fechou 2020 como a 16ª melhor empresa de TI para se trabalhar no Brasil e a 7ª melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina, segundo o GPTW. O investimento em novos negócios já faz parte da estratégia da Softplan. “Nos últimos anos diversificamos nossos investimentos em inovação e novos negócios. desenvolvemos novas competências e habilidades por meio de programas de intraempreendedorismo, lançamos produtos originados no venture builder, investimos em startups e agora nos preparamos para dar um passo ainda maior, por meio de fusões e aquisições”, comenta Tossulino, diretor de M&A da companhia. Entre as empresas adquiridas e investidas pela Softplan nos últimos anos estão a Wegov,  especialista em inovação no setor público, 1Doc, que desenvolve tecnologia para integrar processos de comunicação interna, atendimento online, gestão de processos e documentos digitais e a Refera, uma joint venture com a Brognoli, que organiza a gestão de chamados de manutenção de contratos para imobiliarias. “Entendemos que temos ativos importantes com nossos clientes, nossa capilaridade e portfólio, e que podem ser potencializados com a união de outros players do mercado. Neste momento, estamos procurando principalmente empresas em amplo crescimento, com faturamento acima de 10 milhões/ano para sustentar a nossa tese de expansão”, explica Tossulino. Mais informações a respeito da criação da área de M&A e aquisição da Checklist Fácil, você pode conferir nesta matéria feita pela Exame.