Sala de Imprensa

Grupo Softplan anuncia aquisição da Refera e projeta crescimento de mais de 35%   
Sala de Imprensa Junho 29, 2023

Grupo Softplan anuncia aquisição da Refera e projeta crescimento de mais de 35%   

O Grupo Softplan, um dos maiores ecossistemas de negócios MultiSaaS e transformação digital do país, continua expandindo seus negócios com o anúncio de sua nona aquisição e a segunda deste ano. A empresa catarinense Refera, plataforma que conecta prestadores de serviços de manutenção residencial com inquilinos e proprietários de imóveis alugados, chega para oferecer uma jornada completa de manutenção por meio de vistorias ao imóvel e integração, com o objetivo de conectar as pessoas e facilitar o trabalho por meio da tecnologia.   Através dessa grande quantidade de operações, a Softplan atende setores como construção civil, gestão pública, justiça e inteligência legal. Com isso, o grupo leva eficiência, redução de custo e impacto social por meio da digitalização de serviços públicos e melhoria de processos para agilidade nos prazos da obra e área jurídica, com atuação em todos os estados do país e na Colômbia. A expectativa para 2023 é que o crescimento ultrapasse os 35% – impulsionado também por esta e por novas aquisições.   Fundada em 2020 na cidade de Florianópolis, a Refera registrou no ano passado um faturamento de R$ 6 milhões. De acordo com o CEO da empresa, Lucas Madalosso, em 2023 a empresa deve faturar R$ 11 milhões. A plataforma está presente em 11 estados e 75 cidades, executando em média 3.500 serviços por mês. A Refera possui 100 colaboradores diretos e 3.000 mil prestadores de serviços cadastrados.    A aquisição da Refera visa seguir o modelo atual de negócio da Softplan, de promover soluções inovadoras e customizadas, mudando a vida das pessoas por meio da transformação digital e, portanto, facilitando o acesso a novas tecnologias, gerando mais eficiência, segurança, inovação e conforto.    Assim, a Refera chega para somar na estratégia de cobertura da cadeia da construção de ponta a ponta e passa a integrar o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção, que tem o Sienge como espinha dorsal e conta também com a expertise de CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos.     Em menos de dois anos, Softplan investe mais de R$ 300 milhões em aquisições    Em 2022 e no primeiro semestre deste ano, o grupo realizou seis aquisições, investindo mais de R$ 300 milhões nessas empresas. A Softplan tem hoje mais de 12 mil clientes, sendo 6 mil somente na área da construção civil. Além disso, possui uma equipe com mais de 2.700 colaboradores e um faturamento de R$ 586 milhões em 2022, com crescimento de 37%. Em 2023, registrou apenas no primeiro trimestre um faturamento de R$ 156 milhões, uma alta de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior.    Segundo o CEO do Grupo Softplan, Eduardo Smith, o movimento de crescimento vai continuar. Assim, a companhia focará em empresas com modelo de negócio SaaS verticais, principalmente nas áreas de construção civil e jurídico privado. “Devemos ultrapassar os R$ 760 milhões em faturamento neste ano e continuar crescendo na faixa de 35% ao ano nos próximos anos. Continuaremos investindo independente das dificuldades do mercado em geral. O nosso crescimento vem do aumento de adoção e penetração da tecnologia para melhoria de produtividade dos nossos clientes.”, destacou Smith.   Dessa forma, na área MultiSaaS, a companhia viu o faturamento crescer. Um acréscimo de 44% neste primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a R$ 77 milhões.    Clique aqui e saiba mais sobre essa movimentação na matéria que saiu na Infomoney

Destaques da Softplan no ERP Summit 2023: Veja as principais atrações!
Sala de Imprensa Maio 22, 2023

Destaques da Softplan no ERP Summit 2023: Veja as principais atrações!

A Softplan, empresa de tecnologia sediada no Brasil, marcou presença no aguardado evento ERP Summit 2023. Sendo pioneira na transformação digital, a Softplan levou ao evento uma rica experiência e um histórico comprovado de sucesso na implementação de sistemas de gestão integrada.  Se você não esteve no ERP Summit 2023, confira a seguir os principais destaques da Softplan no evento e veja os insights das palestras. Checklist Fácil e Softplan: Eficiência operacional na prática Na palestra "Eficiência operacional na prática", ministrada por Bruno Parra, CRO da Checklist Fácil, Bruno apresentou alguns cases de sucesso e abordou temas como dados, automação e BI. Durante sua apresentação, Parra destacou três empresas como exemplos de transformação digital bem-sucedida: Assaí, Saint Gobain e Votorantim Cimentos. No primeiro case, da empresa Assaí Atacadista, por exemplo, vemos que mesmo uma empresa grande e reconhecida no varejo e atacado de autosserviço enfrentava desafios operacionais, como a falta de padronização nos processos e nas operações manuais, com envio de dados por planilhas e validação por e-mail. Além disso, a Assaí acabava passando por muitos erros humanos e, consequentemente, por dificuldades na construção de indicadores confiáveis. A solução adotada pela empresa foi utilizar a tecnologia para controlar a gestão de processos, digitalizar e automatizar as operações por meio da Checklist Fácil. Os resultados foram expressivos, com ganhos de eficiência de até 2 horas por operação em mais de 190 lojas, além da veracidade e controle das informações coletadas. Além do Assaí, os cases da Saint Gobain e Votorantim Cimentos também trouxeram insights interessantes. Apesar dos três serem de segmentos diferentes, eles compartilham semelhanças importantes. Além do foco em inovação para alcançar eficiência operacional e padronização dos processos, todas as empresas começaram por um processo ou área específica, concentrando-se na implementação e mensuração dos resultados. Além dos três casos principais, Parra também mencionou outros exemplos de sucesso, como Telhanorte, Smart Fit e Raízen, que tiveram impacto muito positivo da eficiência operacional no dia a dia corporativo. Ao falar sobre o impacto da eficiência operacional nas empresas, Parra apresentou um estudo em parceria com uma consultoria para mensurar o impacto financeiro das operações que passaram pela digitalização de processos. Os resultados foram surpreendentes: Economia de até 80 mil folhas de papel por ano em ferramentas; Redução de custos com tecnologias próprias, processos manuais e erros humanos; Redução de 150 e-mails por semana; Indicadores confiáveis; Ganho de 2 horas de trabalho por dia por analista; ROI de 204%, payback de 7.3 meses e economia de mais de 840 mil reais em 3 anos. Palestra Softplan: O crescimento inorgânico como alavanca de crescimento. Na palestra "Crescimento inorgânico (M&A) como alavanca de crescimento e transformação", ministrada por Guilherme Tossulino, Diretor de Estratégia e M&A da Softplan, Tossulino abordou pontos-chave sobre o crescimento acelerado da Softplan ao longo dos anos. A apresentação destacou o Grupo Softplan, ressaltando sua impressionante trajetória com oito aquisições realizadas desde 2018 e sua presença internacional. Além disso, Tossulino enfatizou que a inovação na Softplan está alinhada com a estratégia do negócio, já que a Softplan possui uma meta ambiciosa de atingir um faturamento de 1 bilhão de reais até 2025. As oito aquisições realizadas até o momento já representam 25% do faturamento do grupo em 2022. No momento atual, a Softplan está dividida em dois segmentos: MultiSaas - Indústria da Construção, Inteligência Legal e Eficiência Operacional e Produtividade Digital Transformation - Justiça, infraestrutura e obras, processos digitais e administrativos Para que a integração das empresas aconteça de forma mais orgânica e eficiente, a Softplan destacou os princípios norteadores para estes processos, que são: Um olhar atento para as pessoas, identificando, acolhendo, engajando e retendo os principais talentos durante e após o processo de integração. Também foi ressaltada a importância de não impactar negativamente as receitas, através da elaboração e implementação de estratégias de comunicação com os clientes para mitigar possíveis impactos no faturamento. Outro princípio destacado foi evitar o aumento da estrutura de custos, adotando diligência e transparência nesse aspecto, para evitar que a empresa adquirida fique sobrecarregada com custos decorrentes do processo de integração. Além disso, foram discutidos os esforços para mitigar os impactos na operação durante a implantação do ERP, compreendendo profundamente esses impactos e implementando estratégias para reduzi-los no dia a dia das operações. Engajar e envolver as pessoas-chave durante o processo de implantação do novo sistema também foi apontado como essencial. E por fim, a comunicação foi enfatizada como chave para o sucesso, ressaltando a necessidade de criar rituais e processos para comunicar os avanços do projeto a todos os stakeholders, principalmente aos colaboradores. A palestra proporcionou insights valiosos sobre a importância do crescimento inorgânico por meio de fusões e aquisições como uma alavanca para impulsionar o crescimento e a transformação das organizações, destacando a abordagem estratégica e os princípios essenciais para uma integração bem-sucedida. Palestra Softplan e Sienge: Gestão apoiada na tecnologia A palestra "Gestão apoiada na tecnologia”, ministrada por Cristiano Gregorius, Diretor Executivo do Sienge, abordou como a tecnologia pode trazer melhores resultados para as organizações. Entre os benefícios estão a potencialização do capital intelectual, a redução de erros e retrabalhos, maior agilidade e centralização da informação, além da melhoria na integração de processos e pessoas. No entanto, Cristiano afirma que mensurar esses resultados é um desafio, já que a tecnologia é um produto intangível e se adapta de forma diferente para cada cliente. A palestra enfatizou a necessidade de ser especialista no negócio, conhecer as dores dos clientes e estruturar uma metodologia adequada para mensurar resultados que realmente impactem positivamente sua realidade. “É essencial identificar quais métricas impactam diretamente o seu negócio, como estão relacionadas às dores do cliente e principalmente como a sua tecnologia resolve essas dores.” Case: Método Sienge e a Produtividade na Indústria da Construção Na palestra, Cristiano Gregorius também mostrou o impacto positivo da tecnologia do Sienge Plataforma na produtividade da indústria da construção, como o aumento da eficiência dos colaboradores, a velocidade na construção e a economia de custos por metro quadrado. Cristiano reforçou que o primeiro desafio foi identificar as métricas relevantes para o negócio, uma vez que ele possui muitas variações regionais, como por exemplo, a relação entre metros quadrados construídos e a quantidade de colaboradores, o tamanho das equipes de backoffice e compras, entre outros. Com base nesses dados, o método de ROI da plataforma Sienge foi aplicado para analisar amostras que consideravam o número de colaboradores, o segmento de atuação, a duração e o tamanho das unidades, além da quantidade de unidades entregues no último ano. Resultados da Implementação Sienge Os resultados foram surpreendentes: os clientes do Sienge alcançaram maior eficiência no backoffice, com um aumento significativo de 55% a 70% na entrega de metros quadrados por colaborador, especialmente em projetos do tipo Minha Casa Minha Vida. Além disso, conseguiram reduzir em até 30% o tamanho das equipes de compras, mantendo a produtividade. Em termos de velocidade de construção, os clientes do Sienge construíram entre 40% e 50% mais rápido do que outras empresas, resultando na entrega de 1,5 a 2 vezes mais unidades habitacionais. Além disso, houve uma redução de custos significativa de 25% a 34% no custo por metro quadrado construído, graças a processos e gestão mais eficientes. Esses resultados ressaltam a importância de ser especialista no negócio, conhecer as necessidades dos clientes e estabelecer uma metodologia adequada para mensurar resultados impactantes e alinhados com suas demandas. Softplan e Projuris e a Automação das demandas legais Abordando a inovação que a tecnologia pode trazer para diferentes segmentos do mercado, a última palestra foi com Cristiano Silva, o Diretor de Marketing da Vertical LegalTech (Projuris). O principal problema do setor era a quantidade de casos pendentes e arquivados provisoriamente. Então, Cristiano abordou o impacto direto no caixa da empresa e discutiu o tamanho do orçamento para o departamento jurídico e o provisionamento de recursos. Como solução, foi proposta uma análise profunda dos dados, a revisão de processos, o ajuste de políticas e a criação de novas versões para os instrumentos de formalização de venda, compra e contratações. Ele também destacou o papel da tecnologia, como o armazenamento de informações, a automação de processos e o uso de inteligência artificial. O equilíbrio entre a judicialização e a pacificação também foi abordado como um aspecto relevante. Essa palestra evidenciou a importância de gerenciar de forma estratégica o departamento jurídico, utilizando dados e tecnologia como aliados para melhorar a eficiência e eficácia, além de buscar soluções que impactem positivamente o caixa da empresa.