A Softplan, empresa de tecnologia sediada no Brasil, marcou presença no aguardado evento ERP Summit 2023.
Sendo pioneira na transformação digital, a Softplan levou ao evento uma rica experiência e um histórico comprovado de sucesso na implementação de sistemas de gestão integrada.
Se você não esteve no ERP Summit 2023, confira a seguir os principais destaques da Softplan no evento e veja os insights das palestras.
Checklist Fácil e Softplan: Eficiência operacional na prática
Na palestra "Eficiência operacional na prática", ministrada por Bruno Parra, CRO da Checklist Fácil, Bruno apresentou alguns cases de sucesso e abordou temas como dados, automação e BI.
Durante sua apresentação, Parra destacou três empresas como exemplos de transformação digital bem-sucedida: Assaí, Saint Gobain e Votorantim Cimentos.
No primeiro case, da empresa Assaí Atacadista, por exemplo, vemos que mesmo uma empresa grande e reconhecida no varejo e atacado de autosserviço enfrentava desafios operacionais, como a falta de padronização nos processos e nas operações manuais, com envio de dados por planilhas e validação por e-mail.
Além disso, a Assaí acabava passando por muitos erros humanos e, consequentemente, por dificuldades na construção de indicadores confiáveis.
A solução adotada pela empresa foi utilizar a tecnologia para controlar a gestão de processos, digitalizar e automatizar as operações por meio da Checklist Fácil.
Os resultados foram expressivos, com ganhos de eficiência de até 2 horas por operação em mais de 190 lojas, além da veracidade e controle das informações coletadas.
Além do Assaí, os cases da Saint Gobain e Votorantim Cimentos também trouxeram insights interessantes. Apesar dos três serem de segmentos diferentes, eles compartilham semelhanças importantes.
Além do foco em inovação para alcançar eficiência operacional e padronização dos processos, todas as empresas começaram por um processo ou área específica, concentrando-se na implementação e mensuração dos resultados.
Além dos três casos principais, Parra também mencionou outros exemplos de sucesso, como Telhanorte, Smart Fit e Raízen, que tiveram impacto muito positivo da eficiência operacional no dia a dia corporativo.
Ao falar sobre o impacto da eficiência operacional nas empresas, Parra apresentou um estudo em parceria com uma consultoria para mensurar o impacto financeiro das operações que passaram pela digitalização de processos.
Os resultados foram surpreendentes:
Economia de até 80 mil folhas de papel por ano em ferramentas;
Redução de custos com tecnologias próprias, processos manuais e erros humanos;
Redução de 150 e-mails por semana;
Indicadores confiáveis;
Ganho de 2 horas de trabalho por dia por analista;
ROI de 204%, payback de 7.3 meses e economia de mais de 840 mil reais em 3 anos.
Palestra Softplan: O crescimento inorgânico como alavanca de crescimento.
Na palestra "Crescimento inorgânico (M&A) como alavanca de crescimento e transformação", ministrada por Guilherme Tossulino, Diretor de Estratégia e M&A da Softplan, Tossulino abordou pontos-chave sobre o crescimento acelerado da Softplan ao longo dos anos.
A apresentação destacou o Grupo Softplan, ressaltando sua impressionante trajetória com oito aquisições realizadas desde 2018 e sua presença internacional.
Além disso, Tossulino enfatizou que a inovação na Softplan está alinhada com a estratégia do negócio, já que a Softplan possui uma meta ambiciosa de atingir um faturamento de 1 bilhão de reais até 2025.
As oito aquisições realizadas até o momento já representam 25% do faturamento do grupo em 2022.
No momento atual, a Softplan está dividida em dois segmentos:
MultiSaas - Indústria da Construção, Inteligência Legal e Eficiência Operacional e Produtividade
Digital Transformation - Justiça, infraestrutura e obras, processos digitais e administrativos
Para que a integração das empresas aconteça de forma mais orgânica e eficiente, a Softplan destacou os princípios norteadores para estes processos, que são:
Um olhar atento para as pessoas, identificando, acolhendo, engajando e retendo os principais talentos durante e após o processo de integração.
Também foi ressaltada a importância de não impactar negativamente as receitas, através da elaboração e implementação de estratégias de comunicação com os clientes para mitigar possíveis impactos no faturamento.
Outro princípio destacado foi evitar o aumento da estrutura de custos, adotando diligência e transparência nesse aspecto, para evitar que a empresa adquirida fique sobrecarregada com custos decorrentes do processo de integração.
Além disso, foram discutidos os esforços para mitigar os impactos na operação durante a implantação do ERP, compreendendo profundamente esses impactos e implementando estratégias para reduzi-los no dia a dia das operações.
Engajar e envolver as pessoas-chave durante o processo de implantação do novo sistema também foi apontado como essencial.
E por fim, a comunicação foi enfatizada como chave para o sucesso, ressaltando a necessidade de criar rituais e processos para comunicar os avanços do projeto a todos os stakeholders, principalmente aos colaboradores.
A palestra proporcionou insights valiosos sobre a importância do crescimento inorgânico por meio de fusões e aquisições como uma alavanca para impulsionar o crescimento e a transformação das organizações, destacando a abordagem estratégica e os princípios essenciais para uma integração bem-sucedida.
Palestra Softplan e Sienge: Gestão apoiada na tecnologia
A palestra "Gestão apoiada na tecnologia”, ministrada por Cristiano Gregorius, Diretor Executivo do Sienge, abordou como a tecnologia pode trazer melhores resultados para as organizações.
Entre os benefícios estão a potencialização do capital intelectual, a redução de erros e retrabalhos, maior agilidade e centralização da informação, além da melhoria na integração de processos e pessoas.
No entanto, Cristiano afirma que mensurar esses resultados é um desafio, já que a tecnologia é um produto intangível e se adapta de forma diferente para cada cliente.
A palestra enfatizou a necessidade de ser especialista no negócio, conhecer as dores dos clientes e estruturar uma metodologia adequada para mensurar resultados que realmente impactem positivamente sua realidade.
“É essencial identificar quais métricas impactam diretamente o seu negócio, como estão relacionadas às dores do cliente e principalmente como a sua tecnologia resolve essas dores.”
Case: Método Sienge e a Produtividade na Indústria da Construção
Na palestra, Cristiano Gregorius também mostrou o impacto positivo da tecnologia do Sienge Plataforma na produtividade da indústria da construção, como o aumento da eficiência dos colaboradores, a velocidade na construção e a economia de custos por metro quadrado.
Cristiano reforçou que o primeiro desafio foi identificar as métricas relevantes para o negócio, uma vez que ele possui muitas variações regionais, como por exemplo, a relação entre metros quadrados construídos e a quantidade de colaboradores, o tamanho das equipes de backoffice e compras, entre outros.
Com base nesses dados, o método de ROI da plataforma Sienge foi aplicado para analisar amostras que consideravam o número de colaboradores, o segmento de atuação, a duração e o tamanho das unidades, além da quantidade de unidades entregues no último ano.
Resultados da Implementação Sienge
Os resultados foram surpreendentes: os clientes do Sienge alcançaram maior eficiência no backoffice, com um aumento significativo de 55% a 70% na entrega de metros quadrados por colaborador, especialmente em projetos do tipo Minha Casa Minha Vida.
Além disso, conseguiram reduzir em até 30% o tamanho das equipes de compras, mantendo a produtividade.
Em termos de velocidade de construção, os clientes do Sienge construíram entre 40% e 50% mais rápido do que outras empresas, resultando na entrega de 1,5 a 2 vezes mais unidades habitacionais.
Além disso, houve uma redução de custos significativa de 25% a 34% no custo por metro quadrado construído, graças a processos e gestão mais eficientes.
Esses resultados ressaltam a importância de ser especialista no negócio, conhecer as necessidades dos clientes e estabelecer uma metodologia adequada para mensurar resultados impactantes e alinhados com suas demandas.
Softplan e Projuris e a Automação das demandas legais
Abordando a inovação que a tecnologia pode trazer para diferentes segmentos do mercado, a última palestra foi com Cristiano Silva, o Diretor de Marketing da Vertical LegalTech (Projuris).
O principal problema do setor era a quantidade de casos pendentes e arquivados provisoriamente.
Então, Cristiano abordou o impacto direto no caixa da empresa e discutiu o tamanho do orçamento para o departamento jurídico e o provisionamento de recursos.
Como solução, foi proposta uma análise profunda dos dados, a revisão de processos, o ajuste de políticas e a criação de novas versões para os instrumentos de formalização de venda, compra e contratações.
Ele também destacou o papel da tecnologia, como o armazenamento de informações, a automação de processos e o uso de inteligência artificial. O equilíbrio entre a judicialização e a pacificação também foi abordado como um aspecto relevante.
Essa palestra evidenciou a importância de gerenciar de forma estratégica o departamento jurídico, utilizando dados e tecnologia como aliados para melhorar a eficiência e eficácia, além de buscar soluções que impactem positivamente o caixa da empresa.