Produtos Tech: confira os principais insights da Trilha Product do Proud Tech 2021!
Com o intuito de desenvolver o conhecimento e a comunicação entre as empresas e pessoas da área de tecnologia, o Proud Tech é um evento online que já teve duas edições. Aqui, vamos resumir as apresentações sobre a trilha Produto Tech em 2021, que contou com a presença dos seguintes palestrantes: Misael Soares; Fabrício Massula. Se você não pôde comparecer ao evento e quer saber um pouco mais sobre ele, quais seus objetivos e de cada trilha, acesse o nosso conteúdo completo agora mesmo! Produtos Tech: B2C a B2B Produtos tecnológicos podem ser aplicados em diferentes tipos de negócio. Os chamados produtos tech foram o tema da palestra de nosso parceiro Misael Neto, que falou sobre a transformação digital e seus impactos no comércio B2C e B2B. Misael destacou a existência de três características fundamentais dos negócios entre empresas. Esses pilares são muito importantes para o crescimento do seu negócio. Confira a seguir quais são eles: 1. Longos ciclos de venda Negócios B2B possuem prazos de contrato de médio e longo prazo. Por isso, é comum que as empresas façam pesquisas de mercado mais intensas. Dessa forma é possível fugir de fornecedores desqualificados. Fornecedores ruins podem atrapalhar o negócio durante muito tempo ou gerar prejuízo como uma quebra de contrato, por exemplo. É isso que faz a decisão de compra ser mais complexa. Dado ao grande número de fatores que devem ser levados em consideração, os esforços são holísticos. Não adianta só o setor de vendas fazer follow up. O marketing precisa ajudar com estratégias de captação e o atendimento precisa se destacar como diferencial competitivo. Além disso, Misael destaca que, na negociação B2B, as vendas mais recentes podem ofuscar as mais antigas. O comercial e o atendimento podem depositar muito esforço na captação e não prestarem a devida atenção aos processos de retenção e felicidade do cliente, o que pode gerar prejuízos. A dica de ouro da palestra foi não usar um atendimento padronizado e pouco pessoal. É preciso focar em criar estratégias comerciais e interpessoais alinhadas ao cliente e suas necessidades. O que o palestrante indica é que o vendedor tenha um contato direto com a pessoa que vai realizar a compra. Dessa forma, a troca entre empresas se torna mais personificada. Os compradores não são usuários diretos Nunca se esqueça que o comprador não é usuário final. A aquisição costuma ser feita por setores que estão distantes da operação (como compras ou até a gerência), algo que merece sua reflexão. No caso das compras B2B relacionadas com tecnologia, o comprador está buscando melhorar o retorno sobre investimento (ROI), e o usuário busca uma excelente usabilidade da plataforma. A estratégia para se ter êxito nesse caso é oferecer produtos que sanem as dores administrativas (custo-benefício e retorno sobre o investimento) sem deixar de lado a usabilidade, fator indispensável para o sucesso do produto junto aos usuários finais. Por fim, Misael complementa que, nesse tipo de negociação, a empresa vendedora terá que lidar com uma rede complexa de influenciadores para a tomada de decisão. A organização tende a ser muito voltada a vendas Ao longo da palestra, outro fator de destaque foi pontuado por Misael: a necessidade de construir um setor de vendas de qualidade, moderno e que acompanha as tendências e discussões do mercado consumidor. Isso não é mais um fator de concorrência, mas uma expectativa dos clientes, que desejam contar com atendimento de qualidade, capaz de sanar suas dúvidas, e que esteja de prontidão para auxiliá-los nos desafios de implementação. Gestão de produtos tech em negócios de plataforma Ao falar sobre gestão de produtos tech, Misael Soares inicia a conversa conceituando o que é plataforma de gestão de trabalho. Na sua visão, ela corresponde a um ambiente digital integrado que permite atuação holística dos setores da empresa e simplifica a troca de informações estratégicas. O palestrante apresenta duas principais subdivisões: Técnicas – Dev to Dev É um local que reúne diversos componentes, serviços comuns e ferramentas para desenvolvedores atuarem nas suas empresas. Geralmente, é um hub de soluções cross, que poderão ser utilizados de diversas formas, em diferentes momentos do desenvolvimento de um software. Alguns exemplos desse caso são: Azure; Google Cloud; AWS; Twillo; Stripe. Intermediação — Fornecedores para consumidores Para Misael, esse é o principal tipo de plataforma para empresas techs. Elas são separadas em diversas subcategorias. Confira abaixo as três principais: Conteúdo Para quem trabalha produzindo conteúdos, essas plataformas de intermediação disponibilizam ferramentas de criação, nas quais as pessoas podem criar materiais em diversos formatos. Market Place Para as empresas que estão fornecendo produtos, esse tipo de plataforma gera visibilidade, permite comparações com concorrência, oferece tecnologia, e ainda possibilita o reconhecimento no mercado. Para os consumidores, a ferramenta facilita a comparação de preços e confere transparência para a compra. É algo orientado para o usuário ter benefícios na negociação, como, por exemplo, comparar diversas ofertas. Extensão de produto Tem como objetivo aumentar o valor entregue aos consumidores. Ou seja, o time de desenvolvedores cria plataformas integradas ao produto e o cliente recebe uma experiência otimizada daquilo que está consumindo. Como uma iniciativa product centric mudou a vida do Fabrício Massula Outro ponto alto do evento foi a participação do Fabrício Massula. O empresário nos apresentou um case de sucesso a respeito da implementação do product centric no seu negócio, e quais foram os benefícios que isso gerou para sua empresa. Fabrício é o fundador da empresa Lett, que foi comprada pela Neogrid por R$38,5 milhões. No entanto, ele deixa claro que nem tudo foram flores nesse caminho. Massula e sua equipe passaram a analisar toda a experiência de compra de mercadorias do dia a dia, como leite, chocolate, entre outros itens. Após verificarem alguns sites que disponibilizam a venda desse tipo de produto, eles observaram que muitas plataformas possuem informações equivocadas, fato que pode afetar significativamente o processo de vendas. Foi então que desenvolveram um software para facilitar a gestão de produtos desses e-commerces. Para isso, utilizaram o ensinamento e a ajuda de empresas que já estavam no topo. E foi em um curso realizado com o Silicon Valley Product Group que Fabrício e sua equipe passaram a ter vários insights de como trabalhar sua nova plataforma. Tanto esse case apresentado por Fabrício, quanto as palestras realizadas por Misael, tornam clara a importância da tecnologia para o dia a dia dos negócios. Isso demonstra a relevância de eventos como o Proud Tech para a vida dos empreendedores que necessitam de plataformas digitais e para profissionais que querem se atualizar e explorar novas soluções. Os espaços para a propagação do conhecimento e promoção do diálogo sobre produtos tech e outras questões ligadas à tecnologia são essenciais para o crescimento dos negócios. Se você quer conferir um pouco mais sobre o evento, quais os seus objetivos e as temáticas de cada trilha, acesse nosso site agora mesmo e fique por dentro para descobrir o que vai acontecer na próxima edição!